segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sem glúten, por favor!!!


Oi pessoal!

Como foram de findi?
Por aqui tudo tranquilo, graças a DEUS!!!
A não ser pelo fato de que, na sexta-feira, fui ao gastro levar o resultado da endoscopia e pegar o resultado da biópsia e saí de lá mais ansiosa ainda.
Eu fiz a endoscopia com o meu próprio médico e ele é que encaminha o material para biópsia (que não deu nehuma malignidade, graças a DEUS), então quando falei com ele sobre a minha preocupação sobre a atrofia do duodeno que constava no laudo, ele disse que este fato foi o que mais chamou a atenção dele durante o exame e que esta atrofia se apresenta com frequência em portadores da doença celíaca (intolerância ao glúten).
Aí ele me pediu uma série de exames de sangue, urina e fezes para ver se vai se confirmar a intolerância ao glúten ou a lactose (tb fiz este exame).
Agora estou aqui... olhando pela net o site do laboratório para ver se sai os resultados. Mas provavelmente terei todos os resultados somente no final de semana pq ainda há algumas amostras pendentes.
Já li um monte de matérias na net, vi que a doença celíaca não tem cura. Apenas tratamento que consiste em evitar por toda a vida  alimentos que contenham glúten (tais como pães, cereais, bolos, pizzas e outros produtos alimentícios, ou aditivos, que contenham trigo, centeio, aveia e cevada). Vixi, acho que tudo contém esses ingredientes! Será o fim das massas? dos bolos? da cervejinha de final de semana?
Alguém por aí sofre ou conhece alguém que sofra de intolerância ao glúten ou à lactose?
Queria saber um pouco mais sobre isso... Tô meio perdida ainda...

Bjim =D

Gui.

5 comentários:

  1. Oi Gui

    Tenho uma colega que tem uma filha com intolerância ao glúten...apesar de ser uma criança de 4 anos, ela vive muito bem.
    O ser humano se adapta a tudo na vida!

    Vamos aguardar os resultados e pedir a Deus pra que não dê nada! Pensamento positivo ajuda.

    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Oi Gui!
    Realmente, parece que tudo têm glúten!
    Minha mãe teve que fcar um tempo sem comer alimentos com glúten, e para ela não foi muito difícil pois convive com gastrite crônica (perdeu parte do estômago) e sua alimentação jé é bem restritiva.
    Existem lojas especializadas e grandes marcas já fabricam produtos sem glúten, como aquela linha Vita mais (acho que é isso...)
    Vc conhece este site? www.acelbra.org.br
    Acho que lá terá boas informações pra vc. E quanto à cerveja, ela contém glúten viu...

    Agora quanto à lactose minha mãe tb ficou um tempo sem seu leite sagrado devido à uma bactéria no estômago. Mas depois de tratada o médico liberou.

    Boa sorte nos resultados tah? E se tiver que mudar a dieta mesmo nos conte como está fazendo.

    bjo!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?!!!

    Estou passando aqui pelo seu blog que já sigo a um tempinho, e vi que você esta com dulvidas sobre os celíacos, eu sou tecnica em nutrição e não poderia deixar de falar com você.... rsss
    Existem muitos alimentos que você poderá usar no lugar do gluten, como por exemplo amido de milho, polvilho que dá para fazer pães,bolos e biscoitos... não é um mosntro... apenas terá que aprender novas receitas e sabores!!!! e você irá se sentir bem melhor...
    Posso te passar algumas receitas se você quiser!!!
    Fique com Deus!!!
    Daniela
    http://pedacinhosdemim-daniela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu particularmente não, mais pesquisando na net vc encontra muitas coisas ;)
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá td bem?
    quero dizer que gosto muito do seu blog e gostaria de te fazer uma pergunta, em que loja vc comprou o passarinho que está na sua arvore... vai meu email, dailcelima@gmail.com
    bjs
    Dailce Lima

    ResponderExcluir